Boloz

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

O Carnaval nunca foi o que era

Perguntam-me vocês o que é o Carnaval. O que é o Carnaval? E eu respondo. O Carnaval é uma oportunidade única de, uma vez em 365 dias, podermos fazer figuras tristes à frente de desconhecidos. E agora perguntam-me vocês, agora a sério, o que é o Carnaval. Agora a sério, o que é o Carnaval? E eu respondo. Não sei, vão ver ao Wikipédia como eu.

"O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo 'adeus à carne' ou 'carne vale' dando origem ao termo 'Carnaval'. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, New Orleans, Toronto e Rio de Janeiro inspirariam-se no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas."

Repararam na última cidade referida? Sim, Rio de Janeiro, no Brasil. A "cidade maravilhosa", onde nesta altura faz um calor puta-que-pariu. Sim, porque em Fevereiro no Brasil, tal como em todos os países do hemisfério Sul, abaixo da linha do Equador, é Verão. Todos sabem disso. Todos, menos os habitantes, vereadores e presidentes das Câmaras Municipais de Torres Vedras, Loures e Mealhada (se for município), só para citar alguns.

Já imaginaram como seria bom aproveitar o calor de Fevereiro para dar um salto à praia de Copacabana, ao largo da A8, e dar um mergulho nas águas quentes de Torres Vedras, depois sentar ao final da tarde no boteco onde Tom Jobim escreveu "A Garota de Ipanema" numa qualquer esplanada no centro de Loures, e acabar o dia subindo o morro do Corcovado num teleférico para vislumbrar as vistas da Mealhada, e dar um abraço ao Cristo Redentor?

Pois, mas estamos em Portugal, onde, em Fevereiro, está frio. E se está frio, por que é que fazem um desfile como se estivessem no Rio de Janeiro? Ainda ninguém percebeu que nunca será igual, nem com actores e actrizes das novelas brasileiras? No Brasil, estamos habituados a ver mulatas com pouca roupa ou adereços exóticos e esmpampanantes a dançar e desfilar nos cortejos das escolas de samba.

Em Portugal, vemos sopeiras (com todo o respeito que as sopeiras me merecem), brancas como lulas e de bigode, a tentarem abanar as pernas e os glúteos de forma estupidamente rápida e fora de ritmo, quando todos, nas ruas e na televisão, incluíndo eu, estão à espera que uma das mamas flácidas com um mamilo gigante, castanho e com pêlos à volta, salte do top cheio de lantejoulas. E é mau?!

É. Acho que seria muito mais interessante ver as mesmas sopeiras, brancas como lulas, com uma das mamas, ou até as duas, bem guardadinhas dentro de um fato de cheio de rendas, folhos e cenas, bem quentinho, que em Fevereiro faz frio, até em Torres Vedras, Loures ou Mealhada. Não é essa a nossa cultura e tradição? Então por que vamos renegar as nossas origens e copiar os outros? Ainda não vi nenhuma brasileira desfilar num sambódromo vestida como se fosse dançar o vira ou o malhão. Vai na volta é este ano.

6 Comments:

  • Tanta conversa e foste para Torres Vedras passar o Carnaval ... Tá bem tá LOL

    By Blogger Pão-de-ló, at 9:05 da tarde  

  • Até que enfim que escrevem, estou ancioso pelo texto da Páscoa.

    By Anonymous Anónimo, at 11:19 da tarde  

  • Eu também. Mas eu costumo ficar mais é ansioso. Ancioso nunca fiquei...

    By Anonymous Anónimo, at 5:17 da tarde  

  • Eu também. Mas eu costumo ficar mais é ansioso. Ancioso nunca fiquei...

    By Anonymous Anónimo, at 5:17 da tarde  

  • o carnaval e, realmente, quando o homem quiser. claro que temos maior legitimidade para aperecermos vestidos de fada no meio da rua quando estamos no carnaval. tsss. tristes, quem e que faria uma coisa dessas

    By Blogger Ricardo Tomé, at 4:47 da tarde  

  • Queremos mais posts e com mais regularidade!

    By Anonymous Anónimo, at 2:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home