Boloz

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Aquilo a que muitos de nós chamamos "coçá-los"

Este post apresenta-se como o meu primeiro no blog, e nele irei dissertar acerca de algo, que talvez (sim, talvez, pois para ter a certeza de tal facto seria necessário um estudo aprofundado) bastante comum nos jovens estudantes hoje em dia. Isto dito por experiência própria, quando algum dos meus amigos me aborda e pergunta "O que vais fazer amanhã? Queres ir sair?" (admitindo que eu teria um exame daí a alguns dias...), eu com bastante confiança respondo: "Não. Tenho de estudar, pois tenho um exame deveras difícil daqui a uns dias" (naturalmente). Até aqui, tudo bem. Mas eis que as horas passam e aquele suposto dia de estudo, torna-se num dia em que a leitura de apontamentos arranjados à última da hora mesmo para tentar "safar" é tudo menos uma realidade. Inclusivé, existem relatos de amigos meus que já chegaram ao ponto de fazerem directas (supostamente para estudar) e o que durante as mesmas fizeram, equivale a um dia normal em que uma pessoa fica literalmente a "coçá-los". Ora, esta expressão, apresenta um significado bastante simples para os jovens hoje em dia. Aqueles que, como eu próprio, ficam o dia todo sentados em frente ao computador ou à televisão (muito provavelmente com outras tarefas para fazer), mas que no entanto, dali não saem. Talvez todo este ritual se proporciona, pelo simples facto de que a expressão "tenho de estudar" sirva como um descargo de consciência, para o "estudante" em questão. Falando mais uma vez por experiência própria (mas nunca entrando na subjectividade, para não comprometer esta análise) por vezes o simples facto de dizer "tenho que estudar" reflecte-se num alívio para a nossa consciência, mesmo não efectuando esse estudo a que nos propomos...o que me leva a mais uma parte integrante da minha análise: O estudar na véspera. Por que razão é que muitos jovens continuam a estudar na véspera de um teste, frequência ou exame? Será pela simples razão de que se começar a estudar uma semana antes do dito, quando chegar a altura, já não se lembra de certas coisas? Isto pode parecer um pouco estranho, mas é de facto o que acontece com muitos. Inclusivé, alguns que começam a estudar na véspera, depois queixam-se de que não têm tempo para decorar tudo. O mais estranho é que, apesar de reconhecerem esse facto, muitos deles continuam a fazer o mesmo, teste após teste...quando é que sairemos desta inércia negativa, que apenas nos prejudica? A resposta a esta pergunta continua a monte, desesperada por ser descoberta...

Dito isto, parece-me de extrema coerência salientar que, a partir de agora, já não irei poder usar a desculpa de "ter que estudar" para não ir sair com os amigos.

Mas isso vale o que vale...

Duchaise

3 Comments:

  • Huumm... já ouvi essa expressão hoje. lololol
    Mas tens toda a razão e como tu proprio disseste, hj vou "coça-los" ou nao...... lolol
    Agora ve la se arranjas desculpas melhores kuando nao kizeres sair, pk essa do estudo já nao pega.

    Bjs (e o resto da despedida ja sabes :P) *

    By Anonymous Anónimo, at 6:47 da tarde  

  • Bah eskeço-me sempre de assinar :|

    *Babaiga*

    By Anonymous Anónimo, at 6:48 da tarde  

  • LOL! eu tenho exame de melhoria amanha e caí aqui... pois, eu tou a estudar.. a sério que estou!!
    (tenho que estudar!!)

    Que aplicados que somos.. viva a futura geraçao trabalhadora!

    *Xana

    By Anonymous Anónimo, at 11:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home